Sign In
    Forgot password?
  • contactos
    Contacte-nos
    Morada
    De 2ª a 6ª feira: 8h00 às 13h00 e 14h30 às 21h00 Sábado e Domingo: 8h30 às 13h00
    Largo da Graça,
    40 - 1º andar
    1170-165 Lisboa Lisboa, Portugal
    Tel: 218 871 359
    Fax: 218 871 359
    Email: c.enf.graca@gmail.com

Contacto : 218 871 359

Consultas

40 anos a cuidar de si !

TEMOS CONSULTAS NAS SEGUINTES ESPECIALIDADES

( Clínica Geral - Dr. Ribeiro da Silva ) ( Psicologia Clínica/Psicoterapia - Dra. Cláudia Correia ) ( Acupunctura - Dr. Pedro Gomes )
( Osteopatia - Dr. Eduardo Carvalho ) ( Massagem Terapêutica - Patrícia Vicente )

CLINICA GERAL

Médico de Família é a denominação pela qual é habitualmente conhecido o Médico Especialista em Medicina Geral e Familiar. Trabalha habitualmente nos Cuidados de Saúde Primários. Desenvolvendo muito do seu trabalho na assistência dos seus utentes, não raras vezes tem a seu cargo funções de Orientação de Formação de Internos desta especialidade e ainda pode desenvolver trabalhos de investigação, nomeadamente clínica e no âmbito da comunidade. O Médico de Família deve ser capaz de resolver a maioria dos problemas daqueles que a ele recorrem. Quando necessário, nunca perdendo o contacto com o utente, é ele que irá orientar a pessoa dentro dos Serviços de Saúde Secundários, referenciando, quando necessário. No fundo, é o médico especializado naquela pessoa e que idealmente a conhecerá melhor que qualquer outro. Poderá acompanhá-lo desde o momento em que nasce, até terminar o seu ciclo de vida.

PSICOLOGIA CLINICA

Psicologia Clínica é a parte da psicologia que se dedica ao estudo dos transtornos mentais e dos aspectos psíquicos de doenças não mentais. Seus temas incluem a etiologia, classificação, diagnóstico, epidemiologia, intervenção (prevenção, aconselhamento, psicoterapia, reabilitação, acesso à saúde, avaliação). A psicologia clínica possui uma área de atuação muito vasta, de forma que parece conveniente tratar suas diferentes áreas em artigos específicos: Transtorno mental - oferece uma definição do conceito uma visão geral a respeito dos transtornos mentais: classificação, epidemiologia, etiologia e análise de fatores determinantes; Psicodiagnóstico - uma introdução às técnicas para aquisição de informações psicológicas relevantes; Intervenção psicológica - oferece uma visão geral das diferentes formas de intervenção disponíveis, entre as quais a psicoterapia desempenha um papel preponderante.

ACUPUNTURA

A acupuntura é um ramo da medicina tradicional chinesa e, de acordo com a nova terminologia da Organização Mundial da Saúde, um método de tratamento complementar. Foi também declarado Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade pela United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (Unesco) em 19 de novembro de 2010. O tratamento acupunterápico consiste no diagnóstico ( Baseado em ensinamentos da Medicina Tradicional Chinesa) e na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo, chamados de "Pontos de Acupuntura" ou "Acupontos" que se distribuem sobre linhas chamadas "meridianos chineses" e "canais", para obter diferentes efeitos terapêuticos. Também são utilizadas outras técnicas alternativa ou complementarmente, sendo as mais conhecidas a moxabustão (aplicação de calor sobre os acupontos ou meridianos), a auriculoterapia e, mais recentemente, a eletroacupuntura.

A OSTEOPATIA

Osteopatia é um sistema autónomo de cuidados de saúde primário, que se baseia no diagnóstico diferencial, bem como no tratamento de várias patologias, e prevenção da saúde, sem o recurso a fármacos ou cirurgia. A Osteopatia enfatiza a sua acção centrada no doente, ao invés do sistema convencional centrado na doença. A profissão de Osteopata é uma profissão de saúde distinta, com uma formação académica superior e treino clínico especificos. A Osteopatia utiliza várias técnicas terapêuticas manuais, entre elas a da manipulação do sistema musculo-esquelético (ossos, músculos e, articulações) para ajudar no tratamento de doenças.1 2 Foi criada inicialmente por Andrew Taylor Still. A Osteopatia foi criada pelo médico americano Andrew Taylor Still por alturas da guerra civil americana nos finais do séc. XIX. Foi através da observação e investigação que fez uma correlação entre as patologias e a sua manifestações físicas.

MASSAGEM TERAPÊUTICA

Massagem é a prática de aplicar força ou vibração sobre tecidos macios do corpo, incluindo músculos, tecidos conectivos, tendões, ligamentos e articulações para estimular a circulação, a mobilidade, a elasticidade ou alívio de determinadas dores corporais. Por ser uma forma de terapia, também pode ser conhecida como massoterapia. Pode ser aplicada a partes do corpo ou continuamente a todo o corpo, para curar traumas físicos, aliviar stress psicológico, controlar a dor, melhorar a circulação e aliviar tensão. Quando a massagem é utilizada para benefícios físicos e mentais, ela pode ser chamada de “Terapia de Massagem Terapêutica”.

© 2013, produzido por João Cristina, todos os direitos reservados.